Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


poderes:usando_poderes

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
poderes:usando_poderes [2025/07/13 12:43] – [Testando o Poder] Melhoria no texto. jnalonpoderes:usando_poderes [2025/10/23 18:47] (atual) – Movendo "Energia Mística, Mental, etc." para Seção do Criador. jnalon
Linha 44: Linha 44:
 Ludo, o Magnífico, é um telepata capaz de ler a mente das pessoas à distância. No momento, ele tenta lançar seu poder sobre o embaixador de um país vizinho para descobrir seus segredos. Nessa situação, ele necessita usar sua Telepatia em nível 2. Ludo, o Magnífico, é um telepata capaz de ler a mente das pessoas à distância. No momento, ele tenta lançar seu poder sobre o embaixador de um país vizinho para descobrir seus segredos. Nessa situação, ele necessita usar sua Telepatia em nível 2.
  
-Ele gasta 1 ponto de Energia e joga o Dado do Drama e mais 2 dados, obtendo 1 no Dado do Drama, e 3 e 5, resultando em 2 -- no entanto, apesar de sua vítima ser passiva, tem Resistência à Telepatia, o que diminui em 1. O resultado final é igual a 1. Ludo obtém uma informação da mente de sua vítima.+Ele gasta 1 ponto de Energia e joga o Dado de Base e mais 2 dados, obtendo 1 no Dado de Base, e 3 e 5, resultando em 2 -- no entanto, apesar de sua vítima ser passiva, tem Resistência à Telepatia, o que diminui em 1. O resultado final é igual a 1. Ludo obtém uma informação da mente de sua vítima.
 ++++ ++++
  
Linha 77: Linha 77:
 > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a distância atingida. Dessa maneira, um Dardo de Fogo bem sucedido, ainda que enfraquecido, não lhe causa nenhum custo em Energia! > **Exemplo**\\ Kaylee já está cansada depois de um dia de aventuras, e precisa guardas suas Energias. Ao lançar seu Dardo de Fogo, ela decide diminuir em 1 ponto o Dano causado e a distância atingida. Dessa maneira, um Dardo de Fogo bem sucedido, ainda que enfraquecido, não lhe causa nenhum custo em Energia!
 ++++ ++++
 +
 +----
 +
 +===== Seção do Criador =====
  
 ++++ Energia Mística, Mental, etc. | ++++ Energia Mística, Mental, etc. |
 Todos os tipos de Poderes são utilizados com o gasto de pontos de Energia. Isso ajuda a manter o equilíbrio, já que poderes afetam de maneira drástica o resultado de uma cena, e força os jogadores a escolherem bem suas decisões para não ficarem sem forças em um momento crítico. Todos os tipos de Poderes são utilizados com o gasto de pontos de Energia. Isso ajuda a manter o equilíbrio, já que poderes afetam de maneira drástica o resultado de uma cena, e força os jogadores a escolherem bem suas decisões para não ficarem sem forças em um momento crítico.
  
-No entanto, isso pode ser feito de forma diferente. Não é incomum que, em cenários de Fantasia, Poderes como Magia sejam //"abastecidos"// por um tipo de energia //externo// ao personagem, como Mana ou semelhantes. Nesse caso, o MJ cria uma //"Energia"// diferente, que só pode ser usada para ativar o Poder, sem necessidade de mudar a forma como o custo de um Poder é contabilizado. A sugestão é que o valor inicial dessa Energia seja 6, mas você pode ajustar para cima ou para baixo para representar a maior ou menor disponibilidade do Poder. Não se esqueça de determinar como ela pode ser recuperada.+No entanto, isso pode ser feito de forma diferente -- e pode ser mais adequado para o seu cenário. Não é incomum que, em cenários de Fantasia, Poderes como Magia sejam //"abastecidos"// por um tipo de energia //externo// ao personagem, como Mana ou semelhantes. 
 + 
 +Se for esse o seu caso, crie uma característica semelhante à Energia, mas com uma interpretação diferente, coerente com o cenário. Essa //"Energia"// só pode ser usada para ativar o Poder, e não há a necessidade de mudar a forma como o custo de um Poder é contabilizado. A sugestão é que o valor inicial seja 6, mas você pode ajustar para cima ou para baixo para representar a maior ou menor disponibilidade do Poder. Não se esqueça de determinar como ela pode ser recuperada.
  
 > **Exemplo**\\ Em seu cenário de Fantasia Medieval, Alberto prefere usar Mana como a fonte da energia mística. Portanto, cada usuário de Magia em seu mundo recebe 6 pontos de Mana, que são usados no lugar da Energia para ativar os Feitiços. O uso do Poder continua tendo os mesmos custos, mas são esses Pontos que são descontados. Alberto determina também que os Magos //podem// usar a Energia comum para Buscar suas Forças e outros Efeitos. > **Exemplo**\\ Em seu cenário de Fantasia Medieval, Alberto prefere usar Mana como a fonte da energia mística. Portanto, cada usuário de Magia em seu mundo recebe 6 pontos de Mana, que são usados no lugar da Energia para ativar os Feitiços. O uso do Poder continua tendo os mesmos custos, mas são esses Pontos que são descontados. Alberto determina também que os Magos //podem// usar a Energia comum para Buscar suas Forças e outros Efeitos.
poderes/usando_poderes.1752410618.txt.gz · Última modificação: por jnalon